domingo, 22 de novembro de 2015

La Perla del Priorat Noster Inicial 2012

PRIORAT , ESPANHA

“Um Priorat de extrema elegância, personalidade espanhola indiscutível. Tem pimenta, frutas, taninos… Tudo de modo tão equilibrado e harmonioso que foi difícil passar para o próximo vinho na degustação.”



Descrição

Os vinhos do Priorato são famosos por serem os reis da Espanha - majestosos e régios. Poderosos, comandam atenção e respeito. A região foi a segunda para obter o status "DOC" (depois da Rioja) e hoje os melhores exemplos comandam preços nas alturas. As produções são pequenas, a maioria vindo de vinhas de Monastrell e Garnacha com mais de 70 anos, plantadas em colinas íngremes e rochosas. Rendem vinhos alcoólicos, potentes e cheios de sabores intensos.
E este não foge à regra. Com aromas selvagens, que remetem a couro, vai revelando com elegância a potência do álcool de 14,5% no dulçor de muitas frutas vermelhas, ameixa intensa e muito alcaçuz.
Depois vai se abrindo em castanhas e nozes, folha seca, charuto e trufa de chocolate. Em boca, muito tanino, mas fino, elegante e presente. Notas picantes esquentam a boca enquanto uma acidez viva coloca tudo em harmonia.
Um vinho de corpo, volume, responsabilidade. Uma bela entrada a Priorat, a região mais "cult" e mais desejada da espanha.
Para harmonizar? Um prato bastante especiado, como um cordeiro com alecrim.
Curador: Andrea Godoy

História

O ano de 1118 foi muito importante para os cristãos, é o ano de fundação da Ordem dos Templários, cujo símbolo estampa o rótulo do vinho Inicial. No contrarrótulo, uma curiosidade: o Quadrado de Sator. Ligado à numerologia e à magia, é o palíndromo mais famoso da história (pode-se ler da mesma forma de trás para frente, de cima para baixo e em forma de cruz, significando algo como “o semeador guia com suas mãos o arado” em latim). 



Tanto o vinho quanto a vinícola (La Perla del Priorat) estão muito ligados ao cristianismo, religião marcante em toda a Espanha até hoje, principalmente em pequenas regiões como o Priorato. Antigamente, a vinícola se chamava Mas dels Frares, que significa “a casa dos frades”, os membros da igreja.

Produtos Relacionados


Nenhum comentário:

Postar um comentário