domingo, 3 de maio de 2015

Château La Croix Meunier Grand Cru 2004

Bordeaux, França



É um Grand Cru de 2004, completando 11 anos, mas segue inteirinho, prova de que é um Bordeaux muitíssimo bem feito. Os apreciadores logo perceberão no nariz a presença da típica Cabernet Sauvignon– pimentão verde, groselhas e algo maduro por perto. O mais interessante é que se trata de Saint-Émilion, sub-região famosa pela Merlot em superioridade no corte. Fugiu da curva...

Ele está no estágio terciário, aquele de aromas e sabores complexos, aquele que exige do bebedor paciência e reflexão. Pimentas, frutas em passa, toques defumados, vários sinais de evolução. Menos acidez e menos fruta, mas com um tanino fino e lindo.

E apesar dos taninos presentes, é claro que a Merlot ajudou a amaciar tudo isso. Comportados num corpo leve, dão até uma versatilidade maior na hora de harmonizar. Gosta de bochechas ou carne de caça? Seria uma combinação perfeita.

Graduação alcoólica: 12,5%

História

Sandrine Meunier não fazia vinhos para vender. Fazia porque gostava. Seus filhos, desde pequenos, ajudavam. Era algo de família, um momento juntos, uma bebida que todos gostavam.

Mas não demorou para seus vinhos serem descobertos pelos enófilos de plantão. E, na última classificação de Saint-Émilion (que acontece, em média, a cada 10 anos), os críticos lhe deram um título de Grand Cru. Isso, meu amigo, é para poucos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário