sábado, 26 de setembro de 2015

Château Prieuré Marquet 2010

BORDEAUX , FRANÇA


Que delícia! É redondo, estruturado, equilibrado… Sabe aqueles vinhos que depois que você bebe, pensa: “o mundo precisa conhecer!”. É este Bordeaux.


Descrição

Feito de 100% uvas Merlot colhidas inteiramente à mão, com uma ajudinha de renomados enólogos de Médoc e Saint Émilion, este Bordeaux destaca notas de jabuticaba junto a taninos e muita maciez ao palato.
Em boca, a evidência das frutas trazida pelo período prolongado de sol que banhou as vinhas da safra de 2010 em Bordeaux, é equilibrada com uma acidez maior do que a esperada, e que grande alegria notá-lo assim, tão vivo. A mineralidade do solo calcário da região também se faz presente.
Notas terciárias também aparecem: licor de cassis, couro, tabaco. Diferente, mas encantador. De extrema elegância, vai passeando dos aromas ao final de boca se desvendando aos poucos. Redondo é a palavra.
Para harmonizar? Impossível não pensar em cordeiro.
História
Frédéric Despujol, cuja família foi proprietária do Château Nénin, desejava voltar a trabalhar com produção de vinhos Para isso, se juntou ao amigo viticultor em Saint-Émilion, Alexandre de Malet Roquefort e juntos fizeram renascer essa magnífica vinícola.
Em uma região com clima ensolarado, o Domaine la Garelle é uma vinícola moderna, que produz rótulos em que prevalece a mais pura expressão da fruta, sem maquiagem e excesso de barrica, como ditam as tendências do atual mercado. Vinhos alegres que refletem muito bem o terroir.
O vinho é vinificado na forma tradicional em um completamente renovado em 2002 e 2008 (tanques de controle de temperatura, controle de umidade), e sob a constante supervisão de uma equipe de enólogos conhecida por ser extremamente exigente e cheia de criatividade. O envelhecimento do vinho é feito em barricas de carvalho francês durante 20 meses. Eles são renovados a cada ano, pela metade ou terços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário