quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Château Sémeillan Mazeau Cru Bourgeois 2006

BORDEAUX , FRANÇA



Elegância é a palavra que descreve Bordeaux e este tinto incrivelmente típico.

Descrição

Este vinho chegou para quem gosta (mas gosta MESMO) de Bordeaux. É a pura tipicidade da denominação, uma das mais importantes do mundo desde sempre. 

Pense em uma das características mais difíceis para um vinho alcançar: elegância. Agora, pense naquele que é talvez o principal trunfo de Bordeaux: elegância. Pois bem, seria redundância dizer o quão elegante é este tinto. 

Mas ser elegante exige um corpo que marque presença sem pesar, um álcool que mantenha o vinho íntegro sem arranhar a garganta, uma acidez que o deixe vivo, taninos que marquem cada sabor na boca... Ah, e os sabores... É fácil ser leve, mas ser leve e ter complexidade de sabores já é outra história. 

Este belo exemplar ergue com orgulho o nome da região que vem, produzido em uma das vinícolas mais antigas da comuna de Listrac-Médoc, terra de Merlots macias, suculentas e cheias de frutas cristalizadas. 

Além disso, foi considerado um Cru Bourgeois, ou seja, um dos melhores da safra. A vantagem? O custo-benefício 2005 foi um ano excelente em praticamente toda Bordeaux, e a alta procura dos vinhos dessa safra acabou deixando os vinhos de 2006 nas adegas mais alternativas. 

História

O Château Sémeillan foi uma das primeiras vinícolas na comuna de Listrac-Médoc, margem esquerda de Bordeaux. Tão antigo que o domínio aparece nos mapas mais rústicos e arcaicos do século 18. 

Em 1932, o Château foi classificado como Cru Bourgeois de Médoc, uma das melhroes classificações, e desde então seus vinhos entram para a lista anualmente. Após pertencer à Viscondessa de Pavillon e ao magnata Hostein, a propriedade foi dividida entre as três filhas herdeiras, cada uma com sua própria vinícola e especificações: Mazeau, Balleu e Bibian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário