sábado, 17 de outubro de 2015

Letras Minúsculas Exeo 2012

RIOJA ALAVESA , ESPANHA


Descrição

As Tempranillos deste vinho foram colhidas à mão do solo argiloso e calcário de Las Torcas, o primeiro vinhedo da Bodegas Exeo. Com aproximadamente 20 anos de idade, as vinhas se beneficiam de uma maturação mais antecipada devido ao solo, o que faz com que o vinho não seja uma explosão de compotas, e sim mais elegante, sério.
Um leve mentolado acompanha um fundinho de balsâmico nos aromas. Logo se abre em um perfume de flores do campo, cânfora e brisa do mar. É quando entra em boca que mostra a que veio - volumoso, preenche o palato, o frescor da acidez redondinha se enreda nos taninos domados, macios. Modernidade e frescor de mãos dadas.
Este vinho nos lembrou o Mas Donis (muitos sommeliers da equipe Sonoma gostaram ainda mais deste). A Tempranillo dá estrutura e poder; A Garnacha, jovial como é, brinca com a boca e mostra fruta fresca; A Graciano se responsibiliza pela cor profunda e complexidade sensacional de aromas. É um Rioja completo e suculento.
Se ainda quiser esperar para ver o quanto ele vai evoluir, deixe-o até cinco anos na adega, mas se quiser bebê-lo agora, sugerimos uma bela costela tão suculenta quanto o vinho.
Curador: Alykhan Karim

História

O objetivo da Bodegas Exeo é que ao beber um vinho produzido por eles, as pessoas consigam viajar ao lugar em que foram produzidos, às paisagens, aos vinhedos. Para isso, cuidam de todo o processo de produção - as uvas são cultivadas em diferentes vinhedos dentro da mesma vinícola para que cada uma se beneficie do melhor que o terroir pode oferecer. Na colheita, tudo é feito à mão.
Localizada em Rioja Alavesa, a menor das três sub-regiões de Rioja, e também considerada por muitos a melhor, alcança em seus vinhos toda elegância que a expertise somada ao bom terroir podem presentear.

Produtos Relacionados



Nenhum comentário:

Postar um comentário