terça-feira, 6 de outubro de 2015

Solaria Brunello di Montalcino 2010

TOSCANA , ITÁLIA


Descrição

Ah, a safra 2010 para os Brunellos… Deu o que falar entre os críticos (e só coisa boa!). Segundo a Wine Enthusiast, "os vinhos da safra se mostram magníficos, com frescor e taninos poderosos que garantem 15 a 20 anos de guarda, mas com uma densidade de frutas que o deixam acessíveis até na juventude". Para o renomado crítico James Suckling, é "um novo paradigma, a melhor safra de história recente nesta região da Toscana". 

E não é que para um Brunello, muitas vezes austero, robusto e sóbrio, este se mostra distintamente feminino? Pudera, foi feito pela Patricia Cenzioni, uma das únicas produtoras mulheres de Montalcino.
"Finesse" é a palavra. Em corpo médio que desfila pela boca esbanjando amoras, cerejas e ameixas, tem taninos bem finos e uma leveza não esperada. Uma hora na taça, e a acidez brilha. Ele é único num mar de Brunellos potentes e alcoólicos que a Itália costuma ter. Fruto da delicadeza e da elegância feminina.
A produção é pequena e a metade já está reservada e destinado para os Estados Unidos. Hoje, ofereceremos as únicas garrafas do Brasil, mas são poucas, melhor correr!
Curador: Alykhan Karim

História

Patrizia Cencioni é enóloga e dona da vinícola Solaria. Uma estrela que gerencia toda a produção sozinha. Ela diz que deixa a safra falar, interferindo só com o leve uso de carvalho esloveno para dar estrutura. Mas, desde 2002, até nas safras mais difíceis, ela vai ganhando fama por suas habilidades como produtora.
Em 2010, o conjunto da safra e sua experiência deram certo o suficiente para o Brunello Solaria ganhar 95 pontos pelo Suckling (e 90 pelo Galloni). "Encorpado e musculoso, mostra complexidade e finesse", disse o primeiro crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário