segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Principele "R" 2011

DEALU MARE , ROMÊNIA




Descrição

Para quem não se satisfaz com pouco, este é um daqueles poucos vinhos que passam por nossas vidas. Feito pelo próprio príncipe da Romênia, este é um dos poucos (talvez o melhor) vinhos que você vai provar de lá. 

Radu (o príncipe – e por isso o “R” no nome) supervisionou cada passo antes de provar e aprovar o vinho, que se tornou o vinho oficial da Casa Real romena. 

Ele é feito com uma uva que só cresce nesse gélido país, a Feteasca Neagra, raríssima de se encontrar em qualquer mercado fora do leste europeu. Seus aromas são de café, amêndoas, torradas, damasco, pinoles e incenso. 

À boca, todos eles se repetem (exceto pelo incenso, que vem num toque defumado). Mas o que mais chama a atenção é acidez – tem muita, boa mesmo, acidez de vinho branco, acidez de Velho Mundo! 

Essa é sem dúvidas uma das coisas mais legais deste vinho. É característica de vinho de guarda – este aqui vai durar muitos anos na adega. E quando chegar a hora, vai pedir por um prato com gordura, peso e até certa doçura – já comeu ragu de pato com goiabada? A gente te ensina!

Ah, só uma coisinha que vale a pena comentar: das exclusivas 3.400 garrafas produzidas, apenas 120 chegaram ao Brasil - 80 delas no Sonoma!

História

Quem bebe vinho sabe como é raro ver um rótulo da Romênia. É que os vinhos de lá ainda não conseguiram atravessar as fronteiras – tanto pelas quantidades limitadas quanto por falta de movimentos a favor. 

  

John Halewood é um dos nomes que mais desenvolveu esse processo. Empresário internacional, investiu quase todos seus fundos nos vinhos produzidos em seu país e é hoje o maior exportador de lá. 

  

Tudo começou no Reino Unido, principalmente pelas similaridades entre os reinos romeno e britânico. Nos últimos 10 anos, se espalhou pelo mundo. Não ficaríamos surpresos se um de seus vinhos for o primeiro vinho romeno que você vai provar.

Produtos Relacionados


Nenhum comentário:

Postar um comentário