sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Trio Tenuta Santa Lucia Sangiovese Ciliegiolo Toscano 2012

TOSCANA , ITÁLIA

Tomei este vinho na Toscana e imediatamente anotei a palavra 'estrela.' Sangiovese eu adoro pelos toques ferrosos, sanguínios, mas nesta versão, a Ciliegiolo traz frutas com muito vigor, que saltam da taça e brincam com a boca.


Descrição

Um corte inusitado, uma vinícola ousada, uma uva instigante… Assim nasceu este vinho. A Ciliegiolo, por muito tempo esquecida na Itália, ganhou mais espaço nos solos da Toscana só depois dos anos 2000. Considerada por muitos como uma casta pouco expressiva, mostrou seu potencial nas mãos de produtores que apostaram nesta uva que mais se parece uma cereja.
Isso o próprio nome já diz. Traduzido para o português, “ciliegio” quer dizer “cereja”. Quando o líquido cai à taça, logo se entende o por quê. A cor já lembra uma amarena bastante madura, nos aromas, traz folhas secas, mais cerejas e em boca, a mesma frutinha agracia o palato com maciez. Agrega notas frutadas e vivacidade à Sangiovese sempre tão austera, ferrosa.
Framboesas, morangos, um pouco de amora, tanino na medida para ser notado, mas não agressivo. Agrada facilmente, principalmente aos amantes de Primitivo e Nero D’Avola.
É como uma bela cereja amarena engarrafada!
Graduação alcoólica: 12,5%
Curador: Alykhan Karim

História

A vinícola Castellani já é antiga, abriu as portas no final do 19. Mas tão antigo quanto no mundo dos vinhos é seu fundador, Alfred Castellani, vinhateiro de longa data. 



Depois de se tornar grande referência para cultivo e colheita de uva na região de Montecalvoli, decidiu fazer seus próprios vinhos, e logo ganhou reconhecimento por todas as proximidades de Pisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário