quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Pinot Grigio Anselmi Giuseppe e Luigi 2014

FRIULI , ITÁLIA


Nada melhor para este vinho do que uma praia e alguns camarões para acompanhar. Que mineralidade gostosa… Isso sem falar na acidez, exuberante.


Descrição

Ah, o Friuli… Região montanhosa da Itália, com grande influência mediterrânea e um rio que corta as montanhas trazendo minerais às vinhas. Não à toa, é tão fresco, leve e mineral este Pinot Grigio. Uma notinha salina vem acompanhada de boa acidez.
Já nos aromas percebe-se que ele vai mais para o cítrico do que para o adocicado. Levemente floral, traz também um pouco de lima. Em boca, evidenciam-se maçãs verdes, limões e nada de muita complexidade - é um vinho fácil, fresco e leve. Se despede um tanto amanteigado e com notas de carambola.
Uma palavra para ele? Agradável. E muito. É daqueles para se sentar numa praia com os amigos batendo papo e comendo camarão. Ou quem sabe, casquinha de siri?! Despretensioso, é feito para as ocasiões leves e alegres, como ele.
Curador: Andrea Godoy

História

Os irmãos Giuseppe e Luigi, hoje no comando da Anselmi Giuseppe & Luigi, são famosos por plantarem cepas que poucos italianos usam (as internacionalíssimas Cabernet e Merlot, por exemplo). Eles cultivam suas uvas pertinho de uma antiga cidade romana chamada Aquileia e o famoso forte de Palmanova, construído no século 16 e conhecido por ser um dos melhores exemplos da Renascença.
A própria vinícola já tem anos de estrada, foi fundada em 1928! Suas primeiras vinhas foram plantadas em 1928, ali mesmo, no Friuli, nordeste da Itália.
Como os próprios produtores dizem, não herdaram as terras, mas a maneira de cultivá-la com senso de pertencimento e respeito à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário