quinta-feira, 1 de outubro de 2015

L de Laffitte Laujac 2010

MEDÓC , FRANÇA



Pelo que eu conheço de quem realmente gosta de vinhos, este aqui será um grande sucesso. Melhor safra de Bordeaux das últimas décadas e com toda tipicidade da região, é para querer levar para casa de caixa!

Descrição

O enólogo Eric Boissenot, muito renomado em Bordeaux, alcançou tamanho prestígio por se tornar um especialista de vinhos de Médoc e ter produções tradicionais, finas, admiradas por grandes críticos e mencionadas por grandes blogueiros do mundo do vinho, como Luis Horta.
Logo se reconhece porque 2010 foi considerada uma das melhores safras das últimas décadas - conseguiu reunir todas as típicas características de Bordeaux, como o caráter terroso e mineral de Médoc que se faz presente junto à maciez da Merlot.
Nos aromas, traz muito grafite, terra molhada, notas vegetais da Cabernet Sauvignon. Quando entra em boca, destaca a maciez da Merlot, as frutas suculentas e as pedras quebradas de Médoc. É íntegro, redondo, completo e típico. A acidez se equilibra em perfeita harmonia com os taninos presentes, mas finos. E a graduação alcoólica baixa (só 12,5%) encanta qualquer bom bebedor, principalmente apreciadores de Bordeaux.
História
Logo de cara, alguns vão pensar: será que tem a ver com o prestigiado Lafite-Rothschild? Na verdade, não. Mas o Château Laffitte Laujac também é de Médoc, e é também um Bordeaux de alta classe e pedigree.
Sua história começou no século 19, nessas terras habitadas desde a Antiguidade, onde empreiteiros descobriram fragmentos de mosaico, machados polidos e até cerâmicas. O terreno pertenceu à família Aujeard e depois ao senhor de Villeminot, que mandou construir o castelo que hoje estampa os tradicionais rótulos da vinícola.
Mais tarde, em 1824, foi cedida aos primos de Notre Dame, a família Cabarrus, que passou toda a tradição para a família Cruse, que desde então dá continuidade aos vinhos – os mesmos blends, os mesmos métodos, tudo igual há pelo menos 200 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário