quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dama Trebbiano d’Abruzzo 2014

ABRUZZO , ITÁLIA


Já ouviu falar em Trebbiano d’Abruzzo, a versão branca de Montepulciano d’Abruzzo? Este vem com carga explosiva, texturizada e, no mínimo, divertida de surpreender-se.


Descrição

Já ouviu falar em Trebbiano d’Abruzzo? É o que muitos consideram a versão branca do icônico Montepulciano d’Abruzzo - principalmente por causa da leveza e pela pouca passagem por carvalho, tradição de ambos.
Leve? Este é mesmo, tem só 12% de álcool. Mas graças à idade das vinhas (plantadas lá na década de 1960), os sabores deste vinho alcançaram um patamar acima. Dourado, mostra desde a cor a intensidade dos pêssegos, das madressilvas e da cera de abelha que traz à boca. 

É um vinho único, que mistura a tipicidade de um terroir à expertise da vinícola. É, no mínimo, divertido sentir a contradição no paladar – é um vinho branco, mas pesadinho, mas tem menta e ervas que o deixam fresco, só que também libera frutas mais em calda, apesar de cítricas... Uau, quanta explosão, quanta textura!
A leveza de uma região, a densidade de um produtor, um vinho jovem, mas maduro... Um belo branco por um dos produtores mais adeptos da Itália Central.

História

Situada no coração de Abruzzo, sobre uma cúpula de 270 metros acima do nível do mar, a Marramiero vive no mundo do vinho desde o início do século passado. Essa história começou quando Dante Marramiero, apaixonado pela paisagem dos picos do Gran Sasso, viu que suas vinhas poderiam ter futuro ali.
Nos anos 90, com vinhas existentes desde os anos 60 e 70, Dante fundou a vinícola aprimorando técnicas de cultivo, colheita e produção com uma reinterpretação da antiga tradição do país.
Hoje, sob o comando do filho Henry, a vinícola Marramiero carrega a filosofia de que quando se ama o trabalho que tem, de lá vem a confiança, a serenidade e a beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário