quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Silvio Carta Vermentino di Sardegna 2013

SARDENHA , ITÁLIA


Quando pensamos em vinhos italianos, logo pensamos em tintos. Pouco se vê os brancos da Itália por aqui. Vermentino, então? Coisa rara!


Descrição

Já ouviu falar na Vermentino? Primordialmente encontrada na Itália, a variedade é muito cultivada na região da Sardenha, nas encostas do mar, onde pode se beneficiar de luz solar mais intensa para crescer. No Piemonte, é mais conhecida como Favorita e em Liguria, como Pigato.
No clima quente da Sardenha com influência do Mediterrâneo, a casta encontrou o lugar onde alcança sua máxima expressão e se tornou a branca mais cultivada da região. É lá que mantem viva e brilhante sua acidez, além das notas minerais, frescas e baixa graduação alcoólica.
Este traz em boca muita leveza e frescor traduzidos em maracujás, mas não aqueles intensos e muito maduros geralmente encontrados em Sauvignons Blancs… Um maracujá mais elegante, mais cítrico, mais delicado.
A acidez coloca tudo em equilíbrio e se convida para ser sua companhia em dias mais quentes.
Curador: Andrea Godoy

História

Antigamente, a Silvio Carta focava apenas em licores e destilados, estilos de bebidas muito comuns nas ilhas da Itália (grande concorrente das denominações da Sicília, apesar de geograficamente tão distantes). 

Foi na década de 1970 que Elio, filho de Silvio, amante de vinhos, decidiu entrar no ramo. Com o conhecimento das altas graduações alcoólicas, optou por fortificados, e é um dos poucos produtores do país que investem no método de solera, o mesmo dos Jerezes, na Espanha. Em 1972, ele conseguiu o certificado internacional do prestigiado Instituto Técnico de Enologia de Conegliano (Vêneto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário